Gestão de aparelhos hospitalares: como reduzir custos em 5 passos

Você já se viu na posição de precisar reduzir custos com aparelhos hospitalares e ao mesmo tempo manter a qualidade da prestação dos seus serviços? Esse é um dilema que com certeza tira o sono de qualquer gestor! Mas existem soluções para otimizar a gestão da sua operação hospitalar sem comprometer a excelência do seu serviço, e é sobre isso que queremos falar aqui.

Uma boa gestão não só reduz custos, como potencializa a qualidade da prestação na experiência tanto dos funcionários quanto dos pacientes.

Vamos guiá-lo em um passo a passo com técnicas e abordagens que ajudam a reduzir custos com aparelhos hospitalares, mas você já tem os pontos que mais importam para o sucesso do seu hospital: conhecimento da operação e visão de negócio.

Então vamos ao passo!

Tome decisões com base em dados

Em primeiro lugar, tenha em mente que analisar dados é a chave para tomar uma decisão assertiva. Você precisa pensar em quais perguntas devem ser feitas e compilar as informações necessárias. Ex:

  • Quais os tipos e a quantidade de aparelhos disponíveis no hospital hoje?
  • Como os aparelhos estão distribuídos no hospital?
  • Quais equipamentos são novos e quais são antigos?
  • Quais aparelhos mais deram defeito e qual o histórico de manutenção?
  • Todos os aparelhos disponíveis estão em uso na frequência esperada?
  • Dentro das necessidades de equipamento de cada setor, qual a ordem de prioridade?
  • Quanto foi gasto em compra de equipamentos no ano anterior?

Esses são alguns exemplos, e você deve tirar um momento parar pensar em quais informações vão ajudá-lo a fazer um planejamento eficiente na aquisição e distribuição dos aparelhos hospitalares.

Mapeie e simplifique seus processos

De posse das informações necessárias, passe a mapear os processos dentro do seu hospital para entender como podem ser simplificados. Uma operação hospitalar tem muitos colaboradores envolvidos, e é importante que os fluxos sejam conhecidos e praticados por todos de forma concatenada. Essa organização otimiza a utilização dos equipamentos disponíveis.

O ideal é criar também um protocolo de boas práticas, indicando a melhor forma de fazer o uso do equipamento. Ao longo prazo, isso diminui a necessidade de manutenção e aumenta a sobrevida do aparelho.

Use a tecnologia a seu favor

Optar por soluções tecnológicas para modernizar a prestação de serviço é essencial para o sucesso da gestão hospitalar! Com isso você passa a

  • Ganhar produtividade
  • Otimizar tempo
  • Automatizar processos
  • Simplificar gestão

Existem ferramentas digitais que você pode utilizar para auxílio da administração dos aparelhos hospitalares, e a Ciclix é um delas.

gestao-aparelhos-hospitalares-ciclix

Com o aplicativo da Ciclix você consegue rastrear todos os equipamentos do hospital, identificando onde estão e se estão sendo usados. São funções como:

  • Classificação dos equipamentos hospitalares (informações detalhadas)
  • Localização dos equipamentos
  • Reserva de equipamentos
  • Acompanhamento de uso dos equipamentos

Esse tipo de solução tira o peso de um acompanhamento manual e burocrático, fazendo com que a gestão dos aparelhos hospitalares seja mais efetiva, rápida e simples. Você pode baixar o aplicativo aqui para conhecer melhor as funcionalidades!

Envolva o seu time

Um dos pilares de uma gestão eficaz é consultar e escutar seu time. As pessoas que estão no dia a dia da operação têm muito a contribuir com insights de melhorias e visão dos obstáculos que precisam ser superados. Ao invés de tomar decisões de forma isolada, procure colaboradores com quem você possa debater a gestão dos aparelhos hospitalares e discutir possíveis soluções.

Lembre-se de envolver diferentes setores e profissões nessa relação! Ter uma visão ampla das perspectivas de cada um é o diferencial para entender onde estão os gargalos e o que pode ser feito desobstruir fluxos operacionais.

Opte por produtos de qualidade

Já ouviu falar no barato que sai caro? Esse é um problema que pode ser evitado com a compra de bons equipamentos e fornecedores, preservando-se com relação a manutenções em excesso ou troca de equipamentos em curto prazo.

Tome seu tempo para fazer orçamentos, comparar preços, buscar opiniões e , ao final, optar pelo melhor custo benefício.

Esperamos tê-lo ajudado na gestão de aparelhos hospitalares! A Ciclix está à disposição para auxiliá-lo nesse processo.